Blog da Doc

19 de outubro 2016 / Artigos

Mas, afinal, o que é Patrimônio?

Por João Paulo Petitinga e Silva

Muito se estuda e fala sobre o conceito de Patrimônio, porém é importante ter ciência que sua contextualização é muito importante, pois ele não existe isolado. Só existe em relação a alguma coisa. Logo, Patrimônio é o conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente. É o legado que herdamos do passado e que transmitimos a gerações futuras.
O Patrimônio pode ser classificado em Histórico, Cultural e Ambiental, mas nós acrescentamos aqui também nossos ensinamentos do CONAPHI e colocamos o Patrimônio Pessoal e o Industrial, os quais podem ser alocados em um dos três acima, mas merece o seu destaque.

Um patrimônio pode ser MATERIAL ou IMATERIAL. Podemos dizer que patrimônio material são os aspectos mais concretos da vida humana, e que fornecem informações sobre as pessoas. Cultura material é o mesmo que objeto ou artefato.
Patrimônio imaterial é o conjunto de manifestações populares de um povo, transmitidos oral ou por festas recriadas. Apesar de tentar manter um senso de identidade e continuidade, este patrimônio é particularmente vulnerável uma vez que está em constante mutação e multiplicação de seus portadores.

Por esta razão, a comunidade internacional adotou a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial em 2003, onde os locais dotados de expressivos valores para a História, assim como as paisagens, também são representações do patrimônio imaterial.

A escolha desse tipo de patrimônio acontece de dois em dois anos, através de um júri internacional.

Fale conosco

Preencha o formulário para entrar em contato conosco. Teremos o prazer em responder o mais breve possível.

Endereço

Rua Itatuba,201. Parque Bela Vista. Edf. Cosmopolitan Mix, Sala 604, Cep: 40279-700 - Salvador - BA - Brasil

Traçar rota

(71) 99146-9977

(71) 98643-0134

Endereço

Rua Itatuba,201. Parque Bela Vista. Edf. Cosmopolitan Mix, Sala 604, Cep: 40279-700 - Salvador - BA - Brasil

Traçar rota

Telefones

(71) 99146-9977

(71) 98643-0134