Blog da Doc

31 de outubro 2016 / Resenhas

O futuro do trabalho nas empresas

Por João Paulo Petitinga e Silva

Quebrando Paradigmas da Administração de empresas, hoje as empresas que veem seus funcionários ou colaboradores como uma parte integrada da organização estão se sobressaindo em detrimento daquelas que pensam ainda de modo mecanicista.

Como forma simples e ilustrativa dessa quebra de paradigma em que estamos agora nesse milênio eu coloco um exemplo o valor dessa pessoa que irá exercer um cargo ou função em determinada empresa que ainda tenha a visão mecanicista. Veja que o termo nos remete a um mecanismo, ou seja, uma peça de um aparelho. Porém quando um aparelho apresenta mau funcionamento e se descobre o que causou, geralmente se substitui a peça, pois é mais barato e rápido que buscar o conserto em certos casos. Ou seja, você corta aquela peça e resolve o problema com uma simples substituição.

Agora, tomemos como exemplo a visão organicista, que nos remete a um organismo. Todos fazem parte da organização empresarial e devem ser visto dessa forma, assim ao se pensar em substituição ou cortes há outros dilemas. Para esse exemplo tomemos a sua mão, e digamos que você esteja com um problema no dedo mindinho, como uma artrose. Qual a primeira coisa que você pensa?  Você pensa em cortá-lo ou irá buscar métodos e meios de melhorar sua função? Buscará meios de desgastá-lo menos com funções que piorem seu estado, para que quando você precise você possa usá-lo.

Tenho certeza que em nenhum momento você pensou em cortá-lo. Sabe por quê? Porque você sabe o valor desse dedo para o todo que é seu corpo. Logo, fica claro que mesmo que alguém da Google ou Facebook desejasse comprá-lo por um milhão, que seja, eu tenho certeza que você podia até amputá-lo pelo dinheiro, mas que ia pensar 3 ou 4 vezes antes de fazê-lo, não tenho dúvida, pois você sabe o valor desse dedo…

Fale conosco

Preencha o formulário para entrar em contato conosco. Teremos o prazer em responder o mais breve possível.

Endereço

Rua Itatuba,201. Parque Bela Vista. Edf. Cosmopolitan Mix, Sala 604, Cep: 40279-700 - Salvador - BA - Brasil

Traçar rota

(71) 99146-9977

(71) 98643-0134

Endereço

Rua Itatuba,201. Parque Bela Vista. Edf. Cosmopolitan Mix, Sala 604, Cep: 40279-700 - Salvador - BA - Brasil

Traçar rota

Telefones

(71) 99146-9977

(71) 98643-0134