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17 de novembro 2016 / Artigos

Como receber bem na sua empresa

Por Angela Petitinga

Desde pequena frequentei eventos com o meu pai, que estava Diretor da Escola Politécnica de Salvador, e ouvia com atenção seus conselhos de como me comportar. Quando cresci, algumas amigas me questionavam a forma de convidar, receber, forma de colocação de pratos, taças e talheres e isso gerou uma demanda na qual proferi algumas palestras sobre Etiqueta e Elegância.

Quando participo de eventos é inevitável que eu olhe com olhos de aprovação, quando tudo está perfeito, e, infelizmente (não depende de mim), de assombro quando o cerimonial está errado!

É tão fácil saber, e hoje com a Internet você tem condições de conhecer as regras e segui-las exatamente. Algumas empresas já elaboraram manuais para que sejam seguidos por seus líderes e passados para os integrantes. Numa cerimônia o integrante da instituição estará representando, com o seu comportamento, a empresa que ele trabalha.

Algumas pessoas confundem o que é protocolo e cerimonial. Se estamos ocupando um cargo de direção estas normas precisam ser seguidas.

Vou colocar nesse texto algumas definições.

“O protocolo é um conjunto de normas legais relacionadas aos costumes e tradições utilizadas em um lugar determinado e são aceitas como um instrumento para regular as relações internacionais. Em atos oficiais, dispõem a ordenação (de pessoas ou símbolos) e fixam as precedências”.

“O cerimonial é um conjunto de formalidades para qualquer ato público ou solene. É a forma de realizar um ato ou cerimônia. Está baseado em costumes ou tendências”.

Etiqueta é a formalidade no trato social. É um fenômeno cultural. Ampara-se nos costumes de cada região do mundo”.

Antigamente as regras de etiqueta eram consideradas importantes e foram seguidas por muito tempo. Na década de 70, esse assunto passou a ficar “fora de moda” e as pessoas não aderiram, tornando os profissionais mal preparados, e até grosseiros. O interessante é que eu sempre fui considerada educada e elegante, mas apenas continuei a seguir as regras que considero importantes.

Fico muito feliz em constatar que as Organizações voltaram a se preocupar com as regras de etiqueta e as pessoas que lideram estão se tornando mais capacitadas, em reuniões, almoços de negócios, eventos, entre outros.

Vou apresentar algumas regras que deverão ser seguidas em eventos nas empresas, escritórios, museus etc.

Evento com palestra:

Deve-se determinar quantas pessoas sentarão à mesa. O número deve ser ímpar. A pessoa mais importante deverá sentar no meio e ser o último a falar;

Se tiver um mestre de cerimônia, ele ficará ao lado, de pé onde explicará, em poucas palavras, o que será o evento e irá chamar os componentes da mesa, os conduzindo para o local que deverá sentar;

Se não tiver um mestre de cerimônia, o presidente da mesa deverá conduzir;

Todos deverão dizer algumas palavras, sempre iniciando pelos que estão sentados nos cantos, até a pessoa mais importante para o evento que será o último;

A mesa não poderá ser menor que o número de pessoas que estarão sentados nela;

A toalha da mesa deverá ser grande para cobrir toda a extensão e de uma cor neutra;

Um arranjo de flores, de altura baixa, deverá ser colocado no centro da mesa, mas caso seja na frente dela, embaixo, poderá ter altura;

Após a fala de todos, o mestre de cerimônia encerra o evento e convida para o coquetel (se houver), ou para inaugurar alguma exposição, ou lançamento de algum livro, enfim, para dar continuidade ao evento.

Com estas regras, a cerimônia ficará mais bonita e agradará a todos.

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