Blog da Doc

29 de novembro 2016 / Artigos

Alunos viajam na história do Polo e das Ciências

Por Cidade do Saber

Visitação ao Memorial do Polo e UNICA – Cidade do Saber

Ação foi promovida pelo Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire, sob a articulação da professora de Física Vanessa Teles, e o COFIC.

1

Instrutora Eloisa Dantas

Alunos do primeiro ano do turno matutino do Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire – CEPESF, situado à rua da Holanda, bairro da URBIS, realizaram uma visita ao museu de Ciência e Tecnologia, o Unica (Universo da Criança e do Adolescente). A visita aconteceu no segundo semestre de 2016, quando os alunos foram levados para o museu que se situa na Cidade do Saber, bairro da Bomba, município de Camaçari.

Participaram da ação a professora de Física, Vanessa Teles, que articulou a visitação, a professora de Biologia, Susana Prado, e o professor de Geografia, Marcelo Figueiredo, que também acompanharam a visitação e contribuíram com esta atividade a partir de seus conhecimentos de área, 22 estudantes, que puderam conhecer o museu por meio de uma parceria entre o colégio e o COFIC (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari), entidade que representa 60 das 90 empresas do Polo Industrial de Camaçari e que forneceu transporte aos estudantes. Além de conhecimento das ciências exatas e tecnológicas, os alunos também tiveram uma aula de história.

2

A experiência começou no Memorial do Polo, que retrata a trajetória do maior complexo industrial da América Latina. O Memorial possui amostras de materiais produzidos no Polo, a história do Polo, que iniciou suas atividades em 28 de junho 1978. Painéis, vídeos, jogos, maquete e recursos interativos, ajudam a estabelecer uma comunicação clara e dinâmica com os visitantes.

Todos foram orientados pela “cientista”, monitora e orientadora do Museu, Eloísa Dantas, que relatou a história, explicou e conduziu as experiências e ajudou os estudantes a decifrar os fenômenos físicos e ajudou a garotada a ter mais acesso a outros saberes que o ambiente escolar não consegue demonstrar.

Na sequência, os alunos desfrutaram dos 40 experimentos divididos entre os setores de eletricidade e magnetismo, óptica e ondas mecânicas e energia, 50 jogos matemáticos de estratégia e raciocínio e mais 50 quadros de ilusão de óptica, instalados em uma área de 300 metros quadrados.

3

Fale conosco

Preencha o formulário para entrar em contato conosco. Teremos o prazer em responder o mais breve possível.

Endereço

Rua Itatuba,201. Parque Bela Vista. Edf. Cosmopolitan Mix, Sala 604, Cep: 40279-700 - Salvador - BA - Brasil

Traçar rota

(71) 99146-9977

(71) 98643-0134

Endereço

Rua Itatuba,201. Parque Bela Vista. Edf. Cosmopolitan Mix, Sala 604, Cep: 40279-700 - Salvador - BA - Brasil

Traçar rota

Telefones

(71) 99146-9977

(71) 98643-0134