02 de agosto 2016 / Artigos
Hoje vou falar um pouco sobre Etiqueta Corporativa.
Vocês sabem o que é isso? Etiqueta Corporativa é a preocupação que devemos ter com nossos gestos e atitudes no ambiente profissional e nas nossas relações interpessoais.
Nós convivemos, geralmente, com colegas, parceiros e fornecedores mais tempo do que com a nossa própria família, não é? Então, precisamos aprender a gerenciar a nossa conduta para que preservemos essas relações.
Imaginem se todo mundo resolve falar tudo que pensa ou fizer tudo que tem vontade?! O mundo seria uma bagunça, uma guerra estilo “Game of Thrones”, concordam? Há pessoas que dizem serem autênticas e sinceras e que colocam mesmo para fora tudo que pensam. Aprendam isso: ser sincero é uma coisa, falar tudo que pensa é outra completamente diferente. Costumo dizer nos meus treinamentos e palestras que existem mil maneiras de se falar uma única frase.
Esses dias uma frase apareceu no meu facebook, não sei o seu autor, mas achei muito interessante porque ela resume tudo isso que acabei de escrever aqui: “A sinceridade não pode ser maior que a educação”.
Precisa dizer algo mais?
O tom de voz utilizado na sua conversa é fundamental para saber qual rumo ela irá tomar. Através da inflexão da voz, você pode transmitir agressividade, meiguice, solidariedade, raiva, pressa, enfim, são várias as mensagens transmitidas por ela. Por isso, fiquem atentos!
Atualmente as empresas esperam dos seus colaboradores:
Competência
Vestuário apropriado
Comportamento adequado
Então, para vocês que estão começando sua jornada de trabalho ou para aqueles que desejam buscar qualificações para conquistar melhores posições no mercado, fiquem atentos a essas dicas porque elas serão imprescindíveis para a vida profissional de vocês:
Cumprimentos – Dê sempre um “bom dia” ao encontrar com as pessoas da sua empresa, mesmo que não se conheçam e mesmo se tiver na TPM. Ninguém tem a ver a com os seus problemas, por isso entenda que cordialidade é fator fundamental em qualquer ambiente profissional.
Sorriso – Não precisa ficar gargalhando a todo momento, mas permaneça com um meio sorriso no rosto para suavizar a sua expressão e ser mais gentil com quem trabalha.
Bom Humor / Mau Humor – Da mesma maneira que o bom humor contagia, o mau humor tem a capacidade de se espalhar por todo o departamento com a mesma velocidade da luz. Tem coisa mais irritante e desestimulante do que ficar ao lado de pessoas mal humoradas? Isso pode até prejudicar o funcionamento dos seus serviços porque, geralmente, as pessoas acabam tendo medo de se aproximar do mal humorado, preocupadas de levarem um (quase literal) coice.
Gírias e Palavrões – O único “veio” que eu gostaria que morresse fosse esse (a gíria). E ele não morre nunca, percebem isso?! Essa gíria utilizada principalmente por adolescentes podem prejudicar muito a sua imagem profissional. Você que acabou de sair do ensino médio e ainda está com hábitos vindos do colégio, está na hora de começar a se policiar e a modificá-los. No ambiente profissional, o uso de gírias e palavrões é condenável e pode acarretar consequências não muito boas para você. Lembre-se que através da sua aparência, do seu comportamento e da sua comunicação verbal, você pode transmitir mensagens positivas ou negativas à empresa em que trabalha e ao público com o qual se comunica, ok? Portanto, quando você insere o “veio” ou o “cara” na sua conversa do dia a dia, está dizendo ao seu gestor que ainda é infantil e que não possui maturidade profissional para aquele cargo.
Fofoca – Só tenho uma coisa a dizer sobre isso: se alguém chegar perto de você para falar mal de um colega, tenha certeza que essa mesma pessoa falará mal de você para um outro alguém. Isso é fato. Tome muito cuidado com fofocas porque elas podem prejudicar colegas e isso não é nada legal.
Discussões em Público – Se tiver quaisquer problemas com um colega e/ou gestor, chame-os para uma conversa. Não tenha medo de se colocar e dizer que tal comportamento não foi legal e que isso o chateou. Mas cuidado com o tom de voz, hein?! Discussões em público são feias e constrangedoras, tanto para quem está assistindo quanto para quem está participando dela.
Reclamações – Tem gente que reclama de tudo: se está calor, se está frio, se está chovendo, se o chefe a dispensou mais cedo (porque aí ela diz: “Mas logo hoje que vim de carona?”), enfim, tudo é motivo de reclamação e isso é muito chato para quem está ao seu lado ouvindo todas elas. Reclamar é hábito e muitas vezes não percebemos o quanto reclamamos, por isso, policie-se. Peça para alguém lhe cutucar toda vez que reclamar de algo. Você verá o quanto lamenta da vida e aí, quem sabe, mudará de hábitos.
Fique alerta a todos os itens acima porque à medida que você passa a ter conhecimento das regras de Etiqueta Corporativa, você cria um diferencial. Aí, quando cria um diferencial, você acaba se destacando, deixando de ser, assim, uma pessoa mediana. A maioria das pessoas é mediana porque ela espera que as coisas caiam em seu colo e não faz nada para se reinventar, se inovar ou se diferenciar.
Se o seu gestor precisar de alguém para representar a empresa em um congresso, em um seminário, em um almoço de negócios, enfim, em qualquer evento importante, certamente ele escolherá aquele colaborar que se destaca pelo seu vestuário e comportamento adequados, e pela sua desenvoltura e habilidades de comunicação verbal.
Portanto, todo cuidado com a sua Imagem Pessoal é pouco!
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