01 de novembro 2016 / DOC-EXPÕE
É fato que na crise se pensa em redução de custos e investimentos, porém na crise a palavra gestão é muito importante, assim como a criatividade. As adversidades nos fazem pensar diferente e buscar soluções inovadoras para as que infelizmente não trazem mais o resultado desejado. Então, temos no contexto de recessão no qual estamos imersos, as empresas e as marcas que procuram fatores de diferenciação para reter e conquistar novos consumidores e clientes no mercado global. Logo, o marketing e o patrocínio das empresas aos projetos e instituições culturais é um meio de agregar valores e características específicas do setor cultural nas marcas: criatividade, inovação, risco, sensibilidade, espírito crítico, tolerância para com os outros, são elementos que contribuem para esse objetivo de diferenciação.
A nova visão que aparece para o mundo é de empresa em rede ou sustentável, não mais aquela que pensa somente em como crescer seus lucros em detrimento do seu entorno. E aqueles que hoje percebem isso e já se adaptaram a essa realidade estão colhendo os frutos.
Sabe-se que a oferta de programação cultural não deixou de crescer nos últimos anos. É um setor atrativo para o investimento privado e de empresas, e para a projeção da marca fora das suas fronteiras.
A cultura, no entanto, vive um contexto de incerteza. Nos últimos três anos, a redução do financiamento público para o setor cultural foi drástica. Outros países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também reduziram o apoio público. As instituições culturais de alguns desses países suportaram melhor essas reduções de fundos públicos por dois motivos: maior nível de consumo cultural e maior financiamento privado por meio de mecenas privados, mecenas empresariais e patrocínio.
A cultura é uma ponte para a promoção da cidadania, e a empresa que tem compromisso em incentivá-la contribui para o bem coletivo e agrega valores positivos à sua marca. A cultura é um componente essencial do desenvolvimento de qualquer Nação. Através dela, os grupos que formam a sociedade participam e contribuem para o bem coletivo. Junto com os fatores econômico e social, ela forma o tripé sobre o qual se apoia a cidadania de um povo. Os motivos para este tipo de investimento são inúmeros, desde a importância social que esta atitude carrega até a diferenciação que gera diante dos concorrentes.
Associar sua imagem a um conteúdo diferenciado, incentiva o que surge de novo e mostra toda a diversidade cultural de uma forma única. Isso é, com certeza, nos mais variados sentidos, um bom negócio.
Conheça os nossos projetos e torne sua empresa uma parceira da Doc-Expõe.
Preencha o formulário para entrar em contato conosco. Teremos o prazer em responder o mais breve possível.
Rua Itatuba,201. Parque Bela Vista. Edf. Cosmopolitan Mix, Sala 604, Cep: 40279-700 - Salvador - BA - Brasil
(71) 99146-9977
(71) 98643-0134
Rua Itatuba,201. Parque Bela Vista. Edf. Cosmopolitan Mix, Sala 604, Cep: 40279-700 - Salvador - BA - Brasil
(71) 99146-9977
(71) 98643-0134