Blog da Doc

15 de agosto 2017 / DOC-EXPÕE

Curadoria de Exposições

Por Angela Petitinga

Curadoria de uma exposição
Se você procurar a definição de curadoria ou de um curador (a) encontrará adjetivos como amante das artes, conhecedor de museus, crítico, imaginativo, criativo, será que eu sou tudo isso?
Graduada em museologia, pela UFBA, Pós Graduação em Crítica de Artes, também pela UFBA, Pós Graduada em Gestão Empresarial, pela FIB e muitos anos de liderança em museus, em projetos e há 21 anos à frente da Doc-Expõe Gestão Museológica e Documental.
A minha definição de um bom curador é, para qualquer profissão na vida, uma boa rede de relacionamentos, conhecimento do negócio e carisma! Sempre carisma. Quem chegou no dia 10 de agosto na Capela do MAM, após as 17 horas, viu tudo lindo, (recebi milhões de elogios), mas a adrenalina estava alta, a tensão ainda maior, na vontade de que tudo saísse da melhor forma possível! Para a Instituição, para os artistas e para a Doc-Expõe. É bom demais, você perceber que uma ideia, um desafio que começa com um “clique” se transforme em realidade, e um sucesso!
Muitas vezes me peguei ligando para os artistas convidados para informar que enviei um e-mail e me tranquilizava quando ouvia: legal vou abrir para ler. Outras vezes desesperava por não saber se realmente o evento seria cancelado, isso também foi cogitado.
Se fosse agradecer a ajuda, seria um outro texto, mas quero agradecer de coração ao amigo, compadre e colega Guilherme Figueiredo pela ajuda fantástica que deu, agradecimento pessoal a Lucas Barreto produtor com garra que faz tudo parecer fácil!, meu filho e sócio João Paulo Petitinga, que confiou em tudo e ainda me incentivava quando queria desistir.
A equipe do MAM, que sempre nos atendiam com um sorriso aberto e solucionavam as pendências e Erickson Britto, amigo artista escultor, que se ofereceu para ajudar e o fez muito. Nino Nogueira, amigo, empresário com uma bagagem enorme deu mil dicas maravilhosas! Obrigada queridos.
Vocês podem estar se perguntando, “Valeu a pena?” e eu que pensei mil vezes: “ nunca mais faço isso”, responderei: Valeu! E muito!
Posso dizer a vocês que até a próxima! Pois as ideias estão fervilhando!
Angela Petitinga

Fale conosco

Preencha o formulário para entrar em contato conosco. Teremos o prazer em responder o mais breve possível.

Endereço

Rua Itatuba,201. Parque Bela Vista. Edf. Cosmopolitan Mix, Sala 604, Cep: 40279-700 - Salvador - BA - Brasil

Traçar rota

(71) 99146-9977

(71) 98643-0134

Endereço

Rua Itatuba,201. Parque Bela Vista. Edf. Cosmopolitan Mix, Sala 604, Cep: 40279-700 - Salvador - BA - Brasil

Traçar rota

Telefones

(71) 99146-9977

(71) 98643-0134