10 de outubro 2016 / Artigos
Estou há dois anos à frente da Comunicação do Memorial a Casa do Rio Vermelho e aqui comecei a minha experiência com marketing digital.
Somos um ativo cultural novo na cidade, precisando ser conhecido e com pouca verba para divulgação. O caminho lógico a seguir foi aproveitar o que conseguíssemos de mídia espontânea e trabalhar as redes sociais, aproximando o nosso museu do seu público, nos comunicando de uma forma divertida, jovial e direta.
Procuramos não floodar*as páginas das pessoas que nos curtem, mas uma ou duas vezes por semana fazemos uma nova postagem, com alguma novidade, uma história, um meme**, uma brincadeira e assim, de forma simpática, leve e divertida, vendemos nosso peixe.
Algumas vezes temos um enorme número de acessos e compartilhamentos, outras, apenas algumas pessoas curtem e compartilham. Isso serve de termômetro sinalizando o que mais agrada os nossos seguidores.
Hoje temos um bom número de seguidores “fieis”, pessoas que sabem que através de nossas redes sociais, se informam com segurança sobre nossas promoções e programações e ficam sabendo sempre, em primeira mão, as novidades da Casa do Rio Vermelho.
Não é difícil gerenciar as redes sociais, embora seja um trabalho que demande tempo de pesquisa e atualização, além de uma dose de paciência para, muitas vezes, responder dez vezes a mesma pergunta. Quase sempre o que não postamos é tão importante quanto o que colocamos na rede, por isso bom senso é fundamental. É necessário equilíbrio para usar sempre o tom certo: não dá para ser formal demais e nem fazer brincadeiras com tudo. A cada post reafirmamos nossa imagem institucional.
*“Flood” é um termo em inglês que significa “encher” ou “inundar”, mas na internet ele é usado para designar uma atitude bem irritante. Virtualmente, a palavra virou uma expressão para definir o ato de postar muitas informações, inundando a timeline alheia com postagens ou mensagens.
** Uma ideia que é propagada através da World Wide Web. Esta ideia pode assumir a forma de um hiperlink, vídeo, imagem, website, hashtag, ou mesmo apenas uma palavra ou frase. O meme pode se espalhar de pessoa para pessoa através das redes sociais, blogs, e-mail direto, fontes de notícias e outros serviços baseados na web tornando-se geralmente viral. (via Wikipedia)
Preencha o formulário para entrar em contato conosco. Teremos o prazer em responder o mais breve possível.
Rua Itatuba,201. Parque Bela Vista. Edf. Cosmopolitan Mix, Sala 604, Cep: 40279-700 - Salvador - BA - Brasil
(71) 99146-9977
(71) 98643-0134
Rua Itatuba,201. Parque Bela Vista. Edf. Cosmopolitan Mix, Sala 604, Cep: 40279-700 - Salvador - BA - Brasil
(71) 99146-9977
(71) 98643-0134